18 de março de 2007

Voltando para Maceió!!! (ATUALIZADO!)

É, chegou o dia de voltar para Maceió, São Paulo já amanheceu chorando por eu ir embora... hehehe... Mas não fique assim meu amor, eu volto!!! ;-)

E é só!!! Nem parti ainda e já estou com saudades!!!

Abraços!!!

ATUALIZAÇÃO!!!
É acho que a chuva era um sinal para eu ficar em São Paulo mesmo pois foi difícil conseguir chegar em Maceió. Primeiro perdemos 2 bolsas no táxi (por sorte o taxista era uma boa pessoa e devolveu no hotel), depois descobrimos que o nosso vôo que estava marcado para 22h iria atrasar, enquanto aguardávamos na fila descobrimos que as bolsas foram entregues no hotel e pedimos a nossos amigos que só iriam viajar 1h depois da gente para trazê-las, a partir desse ponto começa a tortura, nos informaram que o vôo só iria partir de 2h da madrugada, como tínhamos conseguido recuperar as bolsas isso até ajudou a superar esse primeiro atraso, nossos amigos que eram de outra companhia aérea já estavam embarcando nesse momento, quando subimos (perto de 0:50h) para o embarque e notamos que nosso vôo nem aparecia entre os que estavam agendados, veio aquela "voz do além" para nos informar que nosso vôo tinha atrasado novamente e só iríamos embarcar de 5h da manhã, nisso começou um princípio de confusão mas como todos estavam cansados (ainda bem) não teve nenhum problema grave e conseguimos (finalmente) voltar para Maceió chegando no aeroporto perto de 8h da manhã. Ainda teve um outro princípio de confusão com alguns passageiros que reclamaram que o vôo veio primeiro para Maceió para depois ir a Salvador.

BRINDES!!! (Sei lá como chamar, botei isso!!!)
Nos deram um vale refeição de R$ 10,00 (que não dá pra comer nada em qualquer aeroporto) e R$ 200,00 em milhas para usarmos como desconto em viagens para qualquer lugar do Brasil como uma maneira de "amenizar" a situação no primeiro atraso e no segundo atraso serviram um pão com queijo com alguma outra coisa dentro e refrigerantes para todos.

7 de março de 2007

Mapeando grupos entre M$ e Linux no Samba

Acho que essa é a primeira matéria técnica desse blog, tomara que essa dica sirva para alguém, pra mim serviu!!! Aos que não entenderem do que estou falando, pulem esse post, hehehe!!!

Bem, vamos ao que interessa!!!
O samba 3.0 tem um recurso interessante de mapeamento entre grupos do M$ e Linux.

Mas pra que diabos serve isso????
Bem, com isso você pode criar um grupo no Linux (Ex.: domadm) e mapear ele ao grupo Domain Admins do M$, ou seja, todos os usuários que adicionarmos no grupo domadm no Linux serão Administradores do Domínio nas máquinas M$ que fizerem parte do seu domínio Samba e poderão adicionar a máquina ao domínio, alterar a hora do sistema, mudar o nome da máquina, alterar configurações de rede, ou seja, tudo que um Administrador de Domínio pode fazer.

Mas como diabos eu faço isso????
Simples, basta criar o grupo no Linux com o famoso groupadd e mapeá-lo no Samba, veja os comandos abaixo:

Adicionando um grupo no Linux (pra quem não sabe ainda):
# groupadd nome_grupo (Ex.: groupadd domadm)

Adicionando o usuário administrador do domínio ao grupo criado:
# usermod -G domadm nome_usuario (Ex.: usermod -G domadm admin)

Mapeando o grupo Linux ao M$:
# net groupmap add ntgroup="Domain Admins" unixgroup=domadm rid=512 type=d

Fácil não??? Pois é, nesse link você encontra rid's que podem ser usados para esses mapeamentos, como Domain Users e Domain Guests.

Como disse antes, espero que essa dica sirva pra alguém.

Abraço!

2 de março de 2007

São Paulo lá vou eu!!!

UFA!!! Finalmente!!! Estou próximo de conseguir ir para São Paulo no dia 10/03... não é novidade pra ninguém que eu estou morrendo de vontade de ir pra lá, matar a saudade dos meus pais, irmãos e sobrinha... e acho que dessa vez eu consigo!!! ESTOU TORCENDO!!!

Acho que só vou voltar no dia 20/03, ainda não sei o dia certo!!! Portanto meus milhares de fãs que lêem diariamente esse blog (mesmo não tendo nada de novo todos os dias) já estão sendo avisados, estarei off durante esse período!!! hehehe...

Abraços!!!